quarta-feira, 3 de março de 2010

Internauta: de consumidor a produtor de conteúdo

Fui incumbida a desenvolver um blog, em parceria com uma amiga, para a disciplina de Cibercultura e Jornalismo Digital. Como post inaugural, nada melhor que um texto sobre... Internet! Ferramenta esta, que se tornou fundamental no cotidiano de grande parte da população.
A internet, que pode ser definida como uma rede de computadores interligados, surgiu na década de 60, como um projeto militar, a fim de facilitar a comunicação. Não bastou muito tempo, apenas duas décadas, para que as empresas descobrissem inúmeros benefícios nessa rede, tais como acesso à grande quantidade de informação e agilidade na circulação das mesmas e ainda potencial financeiro, como aumento de produtividade, redução de custos, entre outras vantagens. Foi o suficiente para a internet ter seu boom, na década de 90. Nessa época, novidades tecnológicas eram recorrentes e a “rede” era grande aposta para se ganhar dinheiro.

Em meio a esse contexto, surge World Wide Web, popularmente conhecida como WWW, e que podemos definir como “rede de alcance mundial”. Em linguagem simples, é uma plataforma de documentos interligados e executados na internet (a grande rede de computadores).

Para se discutir Internet na atualidade, é necessário distinguir as duas plataformas existentes: a web 1.0 e a 2.0. A web 1.0, aquela que surgiu lá na década de 60, com ideal militar, foi posteriormente utilizada por cientistas de grandes universidades. A principal característica dessa plataforma é a sua forma estática de comunicação. Era usada basicamente para armazenamento e envio de conteúdo.

À medida que a web foi se tornando cada vez mais difundida, surge a necessidade de algo mais dinâmico. Logo, em 2004, é criado o termo “web 2.0”. Embora o termo sugira evolução, ele não se aplica à atualização de especificidades técnicas, e sim, uma mudança na forma em que a rede é utilizada. Com o advento da web 2.0, o internauta passou de mero consumidor a fornecedor de conteúdo. Se antes tínhamos, com a web 1.0, uma forma unidirecional de comunicação, hoje é possível afirmar que, a grande característica da web 2.0 é a interatividade e autonomia.

Na plataforma 1.0, as páginas eram “trancadas”, não havendo possibilidade de intervenções, ou seja, eram usadas estritamente para consultas. Hoje, é possível o usuário intervir com comentários em sites de seu interesse; existem os blogs, em que ele é o fornecedor de informações. A web 2.0 também é a web das redes sociais: Twitter, Orkut e Facebook, são alguns frutos dessa nova plataforma de comunicação, e também o maior expoente atual de interação.

Hoje é possível acrescentar, modificar, comentar, intervir em qualquer conteúdo disposto na internet. Com toda essa liberdade, o internauta deixou de ser um consumidor de notícias para ser um fornecedor, um produtor de conteúdo.

Para elucidar essa idéia, podem-se analisar os grandes atrativos de cada plataforma: o grande legado da web 1.0 foram os e-mails e programas de comunicação instantânea. Já o melhor exemplo de web 2.0 é a Wikipedia, enciclopédia virtual cujas informações são disponibilizadas pelos próprios internautas..

Em suma, a plataforma 2.0 deixa para trás o conceito de linear para ter como principal atrativo, o dinamismo.

Um comentário:

  1. Oi, Lívia,

    o texto está leve, mas não traz nada de 'análise' pessoal da experiência com essas plataformas de que você fala. Isso daria ao post um caráter pessoal e o diferenciaria dos outros tantos já feitos por tantas pessoas (conhecidas e não) nesse ciberespaço.
    Um abraço,

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