quinta-feira, 6 de maio de 2010

Ciberativismo e Petições online

A internet é atualmente, um dos meios mais eficazes de comunicação. É um meio democrático e interativo, que tem como característica o fluxo rápido e constante de informação e ausência de fronteiras. Além disso, é um local onde qualquer um tem liberdade de expressão e autonomia para produzir conteúdo.

Sendo assim, a internet se tornou um meio eficaz de debater questões de cunho social e provocar a mobilização de um número significativo de cidadãos em torno de questões de interesse comum. Assim surge o ciberativismo, através de inúmeros sites, blogs, fóruns e páginas em redes sociais que tratam dos mais variados assuntos de interesse público.

Outra forma prática de exercer cidadania política tornou-se comum na web as petições online. Petição é um documento oficial (online ou não) no qual é solicitada às autoridades competentes, a concessão de determinada medida que resultará em benefícios a sociedade. Ou seja, é um abaixo-assinado sobre um determinado assunto. Para que as petições online adquiram valor legal é necessário que se obtenha um número de assinaturas que ultrapasse 1% do eleitorado (cerca de um milhão de assinaturas) e a solicitação deve abranger no mínimo cinco estados brasileiros.

A circulação de determinada petição pelo ambiente online torna o assunto em questão amplamente difundido, o que amplia a visibilidade sobre o caso e causa grande mobilização popular. Um exemplo atual é a Campanha Ficha Limpa, um projeto de iniciativa popular, criado em 2008, cujos objetivos são tornar mais rígidos os critérios que possibilitam a candidatura a cargos políticos no país. Assim como o Ficha Limpa, inúmeras discussões sobre política e outros temas que dizem respeito à sociedade já estiveram em voga no ciberespaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário