segunda-feira, 31 de maio de 2010

Roteiro do vídeo documentário 'Acompanhando um sonho'

O trabalho final da disciplina de Cibercultura propõe que realizemos um vídeodocumentário, de aproximadamente cinco minutos. Enquanto o trabalho não fica pronto, postamos aqui o roteiro dele, para que vocês possam acompanhar o período de pré-produção. Dentro de poucos dias, disponibilizaremos o vídeo, para que vocês possam conferir.

Título: Acompanhando um sonho

Sinopse:
No vídeodocumentário "Acompanhando um sonho", pretendemos registrar o dia-a-dia de uma adolescente que almeja se tornar uma bailarina profissional. Vamos mostrar como ela concilia a dança com suas outras atividades e como é a rotina de ensaios. Além do depoimento da personagem principal, pretendemos conversar com pessoas que acompanham de perto os pormenores vividos por quem busca conquistar seu espaço no mundo artístico. Serão ouvidos a família, os amigos, colegas de profissão e professores. Também conversaremos com um psicólogo, que falará sobre o peso de carregar grandes responsabilidades desde jovem e como a disciplina e maturiadade são fundamentais na vida de quem dança desde cedo.

Roteiro:
a) Blocos de informação: (1) Apresentação da protagonista através da narração em off, imagens de seu dia a dia serão ilustrarão a pequena narrativa. (2) Entrevistas com os personagens que dão suporte à trajetória da protagonista, como seus pais, professores e amigos. Essas entrevistas serão intercaladas com as falas de profissionais consolidados na área, que concederão pequenos depoimentos sobre as dificuldades que enfrentaram. Talvez alguns depoimentos sejam colocados em off enquanto cenas de práticas de balé, envolvendo os personagens, são mostradas. (3) A narrativa visual será finalizada com o depoimento da protagonista.

b) Os conteúdos informativos que serão utilizados: narração em off, músicas como background, entrevistas, vídeo e slides.

c) Duração das seqüências: (1) Cerca de 30 segundos (2) Aproximadamente 3 minutos (3) Cerca de 30 segundos.

d) Desenvolvimento da narrativa visual: O sonho de ser uma bailarina pautará todas as entrevistas, que consistirão em uma pergunta para cada entrevistado. Aqueles que têm contato direto com a protagonista serão questionados quanto aos esforços dela, sua rotina de práticas e como estas afetam todas as esferas da sua vida.
Aos personagens que não tiveram contato com a protagonista, como profissionais da área, serão direcionadas perguntas que retomem ao momento que se encontravam como a protagonista, sonhadores estudantes de balé.

e) Cronograma

3 a 10 de junho – Acompanhamento da rotina da protagonista e entrevista com os personagens.
11 a 13 de junho – Edição

Storyboard:

Por Lívia Arcanjo e Sara Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário