sexta-feira, 9 de abril de 2010

Powerful, yet simple

Comecei há alguns dias uma experiência completamente nova, alguns podem até rir de mim, afinal muitos já utilizam, não é nenhuma novidade, mas para mim, uma reacionária, sentada em sua cadeira de balança de costas para a janela, recusando-se a ver o mundo de pixels que se estende lá fora, foi uma EXPLOSÃO.

A proposta é lógico partiu da professora de ciber, nunca viria de mim, (meu caráter passivo têm me atrapalhado há vários anos). A missão da semana era instalar um leitor de feeds e utilizar o Google Reader simultaneamente, para depois fazer uma breve análise e comparação dos programas.

Dei início baixando o programa FeedReader, já no momento de instalação uma surpresa agradável, embora o site fosse em inglês, havia a opção de instalar o programa em português. Após a instalação, cadastrei alguns sites ( El País - internacional, Folha Online, o twitter da revista Piauí, o site da revista Rolling Stones e o blog Todoprosa) e comecei a receber as atualizações. Após esse processo sabe qual foi minha impressão? A melhor possível, sempre tive preguiça e tédio de entrar em sites de notícia e procurar aquelas do meu interesse, agora ela veem até mim. Muito prático, cada vez que faz um barulhinho (igual do icq, nostalgia) sei que chegaram coisas novas. Além do mais o programa abre assim que o windows é iniciado.

Google Reader? Não gostei, sorry para queles que gostaram, mas a recepção não foi muito agradável. Ser recebida com 95 mensagens não lidas me assustou, eu ainda não havia inscrito um mísero site. A resposta foi prontamente respondida quando percebi que as atualizações que recebi eram os posts dos meus companheiros de blog, sim sim, como a família Google é tão UNIDA, recebi tudo que todos tinham postado desde a criação do blog. Nada contra meus companheiros de cibercultura, mas a maior parte eu já tinha lido, por isso para solucionar meu problema cancelei a inscrição de todos eles.

Bola pra frente, esvaziei minha mente de todos os preconceitos e decidi conceder o direito de um segundo olhar. Como eu baixei o FeedReader antes, já tinha o layout e o sistema do programa gravado no meu sistema, acabou sendo um pouco difícil me acostumar ao google, uma vez que eu me sentia naufragada pelo número excessivo de informações. A visão do FeedReader é clara, o meu está dividido em três colunas. Na primeira coluna estão os sites inscritos (apenas um clique e eu sou direcionada às atualizações recebidas), e uma divisão de nome ´não lidos´ onde todas as notícias são arquivadas independente do site de onde foram enviadas. Na segunda coluna são abertos os arquivos de cada site inscrito e quando as atualizações são clicadas, estas aparecem, ou na forma de uma pequena prévia ou a abertura do site de onde provém, na terceira coluna.

Eu que antes navegava sem norte sobre a enxurrada de notícias que chegam todos os dias, me sinto menos perdida, e para mim pretensa jornalista isso é essencial. Então um viva ao FeedReader, certamente ele não será desinstalado ao fim dessa tarefa. Quanto ao Google Reader, não entrarei novamente, não preciso de um programa que me deixa ainda mais perdida e que exija que eu vá até ele (para ver as atualizações é preciso fazer o login no Google Reader).

Um comentário:

  1. ô, Sarinha...
    tão legal o Googler reader :)
    Adorei seu post, texto leve, informativo e bem escrito.
    Um abraço,

    ResponderExcluir